Tratamento de pessoas com escoliose de 6 a 90 anos
Escoliose - O que é?

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral. Quando visto de lado, a coluna possui curvas na coluna cervical, torácica e lombar. Olhando de costas ela deve ser reta e sem desvios.
O tipo de escoliose mais encontrado é chamada de "escoliose idiopática". A escoliose pode afetar crianças e adultos. Em crianças, pode ser uma condição mais séria porque pode progredir rapidamente à medida que a criança cresce.
A escoliose geralmente é vista em crianças entre as idades de 11 e 15 anos. No entanto, pode ocorrer em crianças menores de 3 a 10 anos (escoliose juvenil) e em bebês (escoliose infantil). A escoliose também pode ocorrer em adultos sem histórico prévio, devido à degeneração da coluna e ao avanço da idade.
Os efeitos da escoliose incluem: postura ruim, ombros caídos, fraqueza muscular e dor. Em casos raros, a escoliose pode levar a problemas cardíacos e pulmonares.
Se a escoliose é detectada e tratada precocemente, os pacientes podem evitar esses sintomas em muitos casos. Se não for tratada, a escoliose às vezes pode exigir cirurgia. Felizmente a reabilitação de exercícios intensivos, oferecem a esses pacientes uma nova esperança.
Além do exame físico, é necessário um raio-x panorâmico para determinar a presença de escoliose.
Como verificar a presença de escoliose (coisas a procurar)
-
assimetria da coluna (coluna desviada)
-
ombros enrolados
-
assimetria de ombro (um alto e o outro baixo)
-
diferença na cintura
-
a nuca está desalinhada com a bacia