Escoliose - Espere e observe

A escoliose Idiopática é uma alteração do crescimento normal de uma vértebra na coluna vertebral. Essa vértebra lentamente muda de forma ao longo do tempo. Isso pode criar uma vértebra em forma de cunha. Ainda há um debate de quando, como e por que isso acontece, mas o que sabemos é que a mudança na coluna é dependente do crescimento e do tempo.
Se houver mais crescimento, a chance de progressão aumenta. Uma criança de 11 anos com uma curva de escoliose de 25 graus está com um risco maior do que uma criança de 15 anos com uma curva de 25 graus.
Por que é importante evitar somente esperar e observar?
O princípio Heuter-Volkmann do crescimento ósseo afirma que a compressão de uma placa de crescimento criará uma inibição do crescimento dessa parte do osso, enquanto uma distração de um osso fará com que o crescimento ósseo se acelere.
A pesquisa de Stoke em 2008 afirma em um modelo preditivo de evolução da escoliose que uma pequena curvatura lateral da coluna vertebral pode produzir carga espinhal assimétrica que provoca crescimento assimétrico e se auto perpetuando e progressivamente piorando a curva escoliótica.
O que isto significa?
Se a coluna está com escoliose e ela ainda vai crescer, a curva irá aumentar. À medida que a vértebra afetada muda de forma, ela aumenta a pressão na placa de crescimento já afetada, criando assim mais assimetria no osso afetado.
Isso também tem influência no tratamento. Quanto mais mudança óssea, mais difícil fica o tratamento.
Resumindo, é melhor cuidar logo com tudo que for possível antes das deformidades se fixarem. Em nosso site, há um questionário rápido sobre como avaliar a escoliose. Faça e veja se você precisa entrar em contato conosco.
#Esoliose #intervenção #fisioterapia #tratamento #fortaleza #coluna