Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Tratamentos para escoliose em pacientes idosos

 A escoliose, um distúrbio na coluna vertebral comum que afeta tanto os jovens quanto os velhos. Ela está se tornando mais prevalente em adultos à medida que a população envelhece, com início típico entre 50 e 80 anos.

O tratamento nessa população idosa apresenta desafios específicos devido a co-morbidades comuns, como a osteoporose. 

Avanços em técnicas fisioterápicas, incluindo abordagens em terapia manual, técnicas de mobilização tecidual e conhecimento específico trazido das melhores escolas do mundo, permitem controle da dor e da curva escoliótica, assim, proporcionando uma recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida.

A escoliose é definida como uma curva na coluna vertebral. Em pacientes jovens, a escoliose geralmente afeta adolescentes passando por um surto de crescimento, mas pode ocorrer em qualquer momento durante o desenvolvimento. A causa desta forma, conhecida como escoliose idiopática adolescente, é desconhecida.

Em pacientes mais velhos, escoliose ocorre devido à degeneração assimétrica causada pelo desgaste através das articulações facetárias e dos discos intervertebrais.

Uma característica da escoliose degenerativa é a micro-instabilidade. Muitas vezes, o deslizamento direto, lateral e rotacional das vértebras nas vértebras. O movimento entre estes níveis degenerativos é frequentemente doloroso. Se as alterações na coluna vertebral são muito fortes, isso pode levar ao estreitamento do canal espinhal, com uma ou mais raízes nervosas sendo comprimidas, resultando em estenose espinhal e dor nas pernas.

Diagnóstico

Fazer um diagnóstico de escoliose geralmente é realizado com radiografias simples que documentam a curvatura da coluna vertebral. Devem ser obtidas imagens posteroanteriores e laterais de forma panorâmica. Dessa forma é possível medir a magnitude da curva e sua evolução. Mais importante do que a curva no exame é a perda de alinhamento do corpo que ocorre com a escoliose em pacientes mais velhos.

O grau de curva do paciente no exame pode não refletir a condição de dores e debilidade do paciente. Por exemplo, um paciente com uma curva toracolombar de 65 graus pode estar perfeitamente em forma e desfrutar de uma excelente qualidade de vida. Da mesma forma, um paciente com uma curva menor, como 30 graus, pode sofrer dor severa nas costas e nas pernas (se apresentar desvio do corpo). Um paciente com uma curva leve pode ter muito mais dor nas costas e dor nas pernas do que um paciente com uma curva de maior magnitude.

Os raios-X são usados ​​para determinar a velocidade de progresso da curva. As ressonâncias magnéticas e as tomografias computadorizadas são utilizadas para determinar a natureza da estenose e a saúde relativa dos discos acima e abaixo da curva.

Tratamento não-operatório

Na maioria dos casos, o tratamento para escoliose adulta começa com uma combinação de terapias não-operatórias que podem ser administradas por semanas a meses. Esses incluem:

  • Fisioterapia para estabilizar a coluna vertebral

  • Anti-inflamatórios e narcóticos leves para aliviar a dor nas costas

  • Injeções epidurais de esteróides para aliviar a dor nas pernas

 
Centro de tratamento de escoliose (CTE)

O CTE é o pioneiro em tratamento especializado em escoliose do Nordeste. O centro reúne especialistas fisioterapeutas para projetar o tratamento mais eficaz para a condição de cada paciente. Os tratamentos conservadores estão disponíveis e as técnicas mais avançadas serão indicadas dependendo da evolução do paciente. Nós cuidamos de pessoas de todas as idades - incluindo crianças - e realizamos o tratamento completo dos distúrbios da coluna.

Para obter mais informações, entre em contato com o Serviço de Marcação de Atendimento via resposta em um de nossos formulários ou pelo telefone: 85 - 32461765 email: escoliose@clinicafisio.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Receba mais informações

Tel.  85 32461765

Avenida Antônio Sales, 681 - Fortaleza /Ceará

Serviço acreditado pela clinicafisio.com.br

whatsapp-logo-icone.png