Qual é o melhor tratamento para a escoliose?

"O tratamento certo no momento certo"

Todo caso de escoliose é diferente. O tratamento certo deve ser prescrito e implementado no momento certo. Vários estudos recentes sugerem que a intervenção precoce através de exercícios estáticos e dinâmicos podem desempenhar um papel importante na desaceleração, parada da progressão e correção da escoliose idiopática infantil. Esses métodos de exercícios também aliviam a dor e melhoram a postura em adultos.

Os objetivos do tratamento conservador da escoliose são:

  • Mais equilíbrio dos músculos

  • Redução da assimetria das costas

  • Redução da pressão sobre os órgãos internos

  • Aumento da função pulmonar

  • Redução das forças mecânicas que promovem a progressão da curva.

  • Melhora da dor

  • Prevenção do tratamento cirúrgico da escoliose

Os tratamentos de escoliose de forma conservadora têm melhores resultados quando a condição é detectada precocemente e tratada com métodos apropriados e comprovados.

É importante notar que, em alguns casos, a cirurgia pode ser a melhor opção de tratamento, e nestes casos, trabalhamos com cirurgiões ortopedistas respeitados para garantir os melhores resultados.

 

NUNCA é muito cedo para tratar escoliose. Se o seu filho foi diagnosticado e nenhum tratamento foi recomendado, entre em contato conosco para uma segunda opinião.

Veja as opções de tratamento da escoliose

Observação

 

Isso geralmente ocorre quando uma escoliose é detectada em uma criança pequena e a curva não é grande o suficiente para iniciar os tratamentos corretivos. Um médico ortopedista pode periodicamente monitorar a curva para ver se ela tende a agravar para fazer algo.

Mas com a disponibilidade de tratamentos sem riscos como exercícios estáticos e dinâmicos existe a possibilidade de correção precoce antes que a escoliose aumente. 

A discussão da observação versus intervenção gira em torno da capacidade de prever a progressão e ter um tratamento eficaz que pode ser usado no início. A previsão de progressão é complicada e envolve diferentes fatores como idade, magnitude da curva, localização da curva, maturação, história familiar e uma série de outros fatores. 

Fisioterapia e exercício

 

Programas específicos de reabilitação e exercícios de escoliose podem desempenhar um papel importante no tratamento da escoliose.

O desenvolvimento de programas específicos de escoliose oferece novas abordagens para tratamento de escoliose que estão crescendo em evidência.

Por exemplo, em uma pequena curva idiopática adolescente, ou seja, menos de 25 graus onde há história familiar de escoliose, um programa específico de fisioterapia de escoliose pode ser o tratamento mais adequado. Quando a curva não é progressiva em adultos temos a possibilidade de ajudar a melhorar a postura, gerenciar a dor e estabilizar a coluna vertebral.

Nos casos de escoliose idiopática progressiva em que a curva é superior a 25 graus, a reabilitação, os exercícios e a fisioterapia não são considerados tratamentos suficientemente fortes e o seu principal benefício é quando usado em conjunto com o colete.

A pesquisa mostrou que quando programas especializados de reabilitação e exercícios de escoliose foram usados em conjunto com o colete os resultados são superiores.

Mesmo com a fisioterapia, se a escoliose continuar avançando, é necessário a utilização de coletes ortopédicos para escoliose.  Pesquisas relatam que a cirurgia pode ser evitada em mais de 75% dos casos em que a curva está entre 20 e 40 graus e o paciente ainda é relativamente jovem.

Todo tratamento tem limitações e nem todos os pacientes são candidatos ao colete. Para curvas maiores de 40 a 50 graus, pode ser mais adequado recomendar um colete que deve ser usado em combinação com programas específicos de reabilitação de escoliose. Trabalhamos em estreita colaboração com o Dr. Aleksandro Pontes, que é treinado e reconhecido internacionalmente em técnicas de órtese tridimensionais para maximizar os resultados de nossos pacientes. Nosso parceiro mais próximo é o Centro Ortopédico, que possui profissionais empenhados e especialistas no que fazem. Nos esforçamos para cada vez mais evoluir nossa abordagem combinada para o gerenciamento conservador da escoliose.

Coletes

 

Cirurgia

 

A cirurgia é recomendada quando uma curva escoliótica avança muito rápido e causa um desequilíbrio na coluna vertebral.

A cirurgia não é recomendada somente avaliando o grau de curva, existem outros fatores importantes a serem considerados, como a idade dos pacientes, o equilíbrio da coluna vertebral, o crescimento potencial da curva e muitos outros fatores.

Como guia, a cirurgia pode ser indicada em algumas curvas menores que 40 graus, mas também, há casos com curvas de 60º que não há indicação de cirurgia.

Existem vários tipos diferentes de cirurgia, dependendo do tipo e localização da escoliose. O mais realizado é uma fusão utilizando parafusos e hastes. Deve-se lembrar que a complicação grave da escoliose, como comprometimento cardíaco e pulmonar, é rara e principalmente associada a casos de escoliose neuromuscular. Muitas vezes, a decisão de se submeter a uma cirurgia baseia-se na questão estética. Se o tratamento conservador for realizado precocemente, muitas vezes é possível evitar a cirurgia por razões estéticas.

Comece o tratamento de escoliose do seu filho hoje

Sem cirurgia · Sem restrições em esportes ou atividades · Melhorias reais!

Receba mais informações

Tel.  85 32461765

Avenida Antônio Sales, 681 - Fortaleza /Ceará

Serviço acreditado pela clinicafisio.com.br

whatsapp-logo-icone.png